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Trata-se de disciplina básica do curso de Administração geral, que retrata as teorias da administração, as habilidades e competências que o administrador deve desenvolver e o processo administrativo, que  consiste  em Planejamento e organização em seu caráter  evolutivo. Aborda desde a Escola Clássica ressaltando os aspectos evolutivos de cada escola e suas respectivas influências e impacto no mundo das organizações.

Objetivos

Analisar as teorias gerais da administração sob uma perspectiva histórica, propiciando o raciocínio crítico e analítico, através de situações cotidianas de atividades de empresa e sua transformações. Informar as habilidades e desenvolver as capacidades para realizar a gestão e administração, visando reconhecer e definir os problemas avaliando estrategicamente para estruturação de um planejamento adequado.

Conteúdo

Fundamentos da Administração: Definição TGA e sua importância no curso; O que é Administração; Habilidades, Técnicas e Competências do Administrador; Papéis e Funções do Administrador. As organizações: Definição de Empresa e Objetivo; As organizações e seus sistemas; Funções da Administração; Recursos e objetivos das empresas; A empresa vista como um sistema; Níveis hierárquicos nas empresas. Teorias da Administração – Idéias Centrais Aplicadas: Administração Científica; Fordismo; Administração Clássica; Teoria das Relações Humanas; Burocracia; Teoria Comportamental; Neoclássica; APO. Planejamento: Introdução e Importância; Natureza e Propósitos do Planejamento; A contribuição aos objetivos; Primado do Planejamento; Influência generalizada do Planejamento; Eficiência dos planos; Conceituação; Métodos de Planejamento; Princípios de Planejamento; Fases do Planejamento; Exame da Situação; Previsões; Coleta de Dados; As Alternativas; A Decisão, Planificação; Implantação; Supervisão e Controle. Tipos de Planejamento: Estratégicos, Táticos, Operacionais. Características do Planejamento Plano de Negócios: Conceito, Sumário Executivo, Objetivo. Organização: Organização Formal; Hierarquia – Autoridade e Responsabilidade; Departamentalização; Órgão e critérios de Departamentalização. Centralização e Descentralização; Fluxograma e Layout. Organograma: conceitos e técnicas de construção. Fluxogramas: conceitos e técnicas de construção

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino se consiste em aulas expositivas, durante as quais são apresentados e discutidos os conceitos.  Estudos de caso são desenvolvidos, visando dinamizar as aulas teóricas e consolidar os conceitos, além de permitir  avaliar o grau da aprendizagem do discente em relação  ao conteúdo ministrado e sua contextualização dentro da Administração

Metodologia de Avaliação

O 1º Grau de Qualificação é constituído pela média aritmética de três avaliações, sendo a terceira e última, a Avaliação Integrada, esta avaliação tem caráter cumulativo e transdisciplinar cobrindo os temas abordados nas disciplinas do semestre atual e anteriores. As demais avaliações compreendem provas individuais, a critério do docente.

O 2º Grau de Qualificação é constituído por uma única avaliação individual de caráter cumulativo, abrangendo todo o conteúdo discutido no semestre letivo, aplicada no final do semestre letivo.

Regime de oferecimento: Presencial Obrigatório

Pré-Requisitos: Resolução nº 063 de 28 de novembro de 2001.