Disciplina OSM Professor Wellington

Resumo de aula

1.Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

"Sistema é um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados"

 

2. Método

"Método é o caminho ordenado e sistemático para se chegar a um fim"

Este caminho pode ser estudado como um sistema ou processo, tanto em nível operacional, tático, estratégico como o filosófico, nos três últimos ocorrem os processos intelectuais.

3.Processo

Processo é um modo sistemático de fazer coisas.

Como processo intelectual, entendemos a abordagem de qualquer problema mediante análise prévia e sistemática de todas as vias possíveis de acesso à solução.

O processo operacional, é a maneira lógica de organizar a seqüência das diversas atividades para chegar ao fim almejado. É a própria ordenação da ação.

4.Metodologia

Do Grego:

META - ao largo

ODOS - caminho

LOGOS - discurso, estudo

"Na prática, consiste em avaliar, analisar e estudar os vários métodos disponíveis, identificando, explicando e justificando as limitações, principalmente as implicações e possíveis resultados de suas utilizaçoes".

É a aplicação do método através de processos e técnicas, sendo que não procura soluções, mas estuda a melhor maneira de abordar determinados problemas empresariais, no estado atual dos conhecimentos.

"Ciência é um conhecimento racional, metódico e sistemático, capaz de ser submetido à verificação"

Ao desenvolver as estruturas de recursos e de operações na empresa, ao definir procedimentos, rotinas, métodos, os profissionais estabeleceram a PADRONIZAÇÃO na análise administrativa, envolvendo os aspectos Organizacionais e de Planejamento.

5."A padronização procura a unificação e a simplificação das atividades administrativas, segundo padrões, parâmetros e modelos preestabelecidos, aceitos pela empresa ou impostos pela criação de novos hábitos ou mudanças organizacionais.      

O princípio de padronização corresponde ao objetivo de unificar, equalizar e tornar homogêneo o conjunto de técnicas, rotinas, procedimentos e materiais de trabalho. Aplicada ao trabalho prático, a padronização se converte ,também, em uma técnica que busca uniformizar o trabalho, os métodos, as pessoas executantes e os materiais e equipamentos no menor número possível de padrões.

6.Normalização

É o processo de estabelecer e aplicar regras ,tendo em vista ordenar um determinado tipo de atividade.

 

Os objetivos são:

·         o aumento da produtividade; e

·         a redução de custos;

 

 

Os esquemas padronizados e sistemáticos, possibilitam:

·         facilidade de consultas, leitura, atualizações e guarda; e

·         formação de conjuntos compactos ou sistemas integrados de

informações e dados

 

Exemplo de Padronização de Procedimentos

"Análise Administrativa ou de Sistemas em O S M "

·         Planejamento

·         Levantamento de Dados e Informações

·         Análise & Seleção de Alternativas

·         Proposta & Implementação de Alternativas

·         Avaliação & Ampliação/Melhorias