1-O QUE É QUALIDADE

 

-QUALIDADE É A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DO CLIENTE

-QUALIDADE É AQUILO QUE O CLIENTE DIZ QUE É QUALIDADE

-QUALIDADE É ADEQUAÇÃO AO USO

-QUALIDADE É FAZER CERTO DA 1a VEZ

-QUALIDADE É UM CONCEITO RELATIVO ,CENTRADO NA NECESSIDADE DE QUEM AVALIA

-UM PRODUTO/SERVIÇO DE QUALIDADE ATENDE COMPLETAMENTE O CÓDIGO DO CONSUMIDOR

-QUALIDADE NÃO É SOFISTICAÇÃO

 

                                   2-PORQUE TER QUALIDADE ?

-PARA COMPETIR EM REGIME DE IGUALDADE NUM MERCADO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E  GLOBALIZADO

-CADA VEZ MAIS A QUALIDADE É FATOR DECISIVO NA COMPRA ANTES DO PREÇO

-EM RESUMO A QUALIDADE DETERMINA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA

 

                                    3-QUALIDADE TOTAL

O TERMO QUALIDADE TOTAL ORIGINOU-SE NO JAPÃO NA DÉCADA DE 40  E FOI IMPLANTADO ATRAVÉS DOS ESTUDOS DE DEMING E JURAM,DOIS CIENTISTAS AMERICANOS.

 

UM PRODUTO COM QUALIDADE TOTAL ATENDE  A 5 REQUISITOS BÁSICOS

 

1-QUALIDADE INTRÍNSECA  -SEM DEFEITOS, ÓTIMO DESEMPENHO DA TAREFA,DESIGN ATUAL ETC

2-CUSTO -PREÇO JUSTO E ACESSÍVEL AO PÚBLICO ALVO.NA VENDA,NA MANUTENÇÃO

3-ENTREGA- PRAZO CERTO,QUANTIDADE CERTA  E LOCAL CERTO

4-MORAL-ALTO GRAU DE SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

5-SEGURANÇA-DEVE SER SEGURO TANTO NA PRODUÇÃO(FUNCIONÁRIOS) QUANTO NO USO (CLIENTES)

                                    4-T.Q.C

É COMUM OUVIRMOS A SIGLA T.Q.C ( CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL) QUE SIGNIFICA UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA PRODUZIR PRODUTOS COM QUALIDADE TOTAL

NO T.Q.C NÃO SE CONTROLA A QUALIDADE ELA É CONSTRUÍDA,NO T.Q.C PROCURA-SE EVITAR QUE OCORRAM FALHAS EM TODO O PROCESSO DO FORNECIMENTO DO PRODUTO. DO PROJETO ATÉ A PÓS VENDA.

TQC  É O CONTROLE EXERCIDO POR TODAS AS PESSOAS PARA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DE TODAS AS PESSOAS

O FOCO PRINCIPAL DESTA METODOLOGIA É O ATENDIMENTO INTEGRAL DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES .

UMA EMPRESA TAMBÉM DEVE PREOCUPAR-SE COM SUA SOBREVIVÊNCIA E SEU CRESCIMENTO PARA QUE POSSA ATENDER SEU CLIENTE NO FUTURO

 

PARA A EMPRESA OPERAR COM QUALIDADE TOTAL ELA DEVE ATENDER OS OBJETIVOS DOS SEGUINTES GRUPOS

 

CLIENTES-DESEJAM RECEBER PRODUTOS E SERVIÇOS ADEQUADOS

FUNCIONÁRIOS-DESEJAM RECEBER SALÁRIOS ADEQUADOS,QUALIDADE DE VIDA

ACIONISTAS-LUCROS PROPORCIONAIS AOS RISCOS E INVESTIMENTOS

SOCIEDADE- DESEJA RECEBER IMPOSTOS,PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

 

A BASE DA QUALIDADE TOTAL É O HOMEM,AS ORGANIZAÇÕES SÃO CONSTITUÍDAS POR PESSOAS E SÃO ELAS OU ATRAVÉS DELAS QUE TUDO ACONTECE

 

PARA QUE O HOMEM POSSA ENTENDER OS PROCESSOS DE QUALIDADE ELE PRECISA DE EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE E TREINAMENTO

 

UMA ESTÓRIA INTERESSANTE:  HAVIA UM IMPORTANTE TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO:

TODOS ASSUMIAM QUE ALGUNS PODERIAM  FAZÊ-LO.ALGUÉM PODERIA TER FEITO MAS NINGUÉM FEZ.

ALGUNS FICARAM ABORRECIDOS POR QUE O TRABALHO ERA DE TODOS.

TODOS PENSARAM QUE ALGUÉM FARIA O TRABALHO MAS NINGUÉM PERCEBEU QUE TODOS DEVIAM FAZER.

FINALMENTE,ALGUÉM CULPOU A TODOS POR NÃO AJUDAREM NINGUÉM,E ALGUNS GRAVEMENTE CONCLUIRAM QUE NINGUÉM ERA A PESSOA  MAIS ÚTIL DA ORGANIZAÇÃO.NINGÚEM FEZ O QUE TODOS PODIAM FAZER