Cronograma TCC

 

O TCC é um trabalho de longo prazo,não é possível deixar tudo para a última hora.O aluno deve se organizar para realizar o trabalho periodicamente.Fazendo uma comparação com os esportes o TCC é no estilo maratona,onde o importante é manter o ritmo.A resistência é um diferencial.Por outro lado,se o aluno deixa tudo para a última hora, por mais que ela corra o trabalho não é bom e em  várias ocasiões o aluno acaba sendo reprovado,não por falta de competência e sim pela falta de tempo.

Não existe receita pronta, porém neste anos como professor e orientador,percebe-se que os alunos mais organizados e persistentes são os que produzem melhores pesquisas.

O fato de não se afastar do orientador é muito importante,frequentemente a nota final dos alunos é proporcional ao tempo que os mesmos estiveram com seus orientadores. Lembre-se, ao final do semestre todos os alunos precisam de orientação e mesmo que você decida se dedicar 24h por dia o seu orientador não poderá fazê-lo.

Não deixe acumular tarefas,a atividade de escrever uma monografia,requer muita atividade intelectual,tais como:leituras,resumir textos, analisar textos,pesquisar na internet e em bibliotecas tradicionais.Muitas vezes horas de pesquisa e leitura são consumidas para escrever poucas linhas no seu TCC.

Atualmente existem diversas ferramentas que podem auxiliar o aluno na elaboração de um cronograma.cada aluno deve escolher a sua ,não existe melhor ferramenta e sim aquela que combina mais com o seu estilo.

Programas de computador,agendas eletrônicas,agendas em papel etc. O importante é ter um controle e saber o tempo todo se você está atrasado ou adiantado na sua pesquisa.

Professor Wellington F Dias