GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

 

O Terceiro Setor cresce em números e em qualidade. Passa a contar nas políticas públicas. Recebe atenção da mídia. Mobiliza mais recursos e abre oportunidades de trabalho. Acompanha e potencializa o processo de universalização dos direitos, dos deveres e da participação cidadã. Tudo isto coloca graves problemas de gestão. A prova dos nove do Terceiro Setor no Brasil hoje depende, em grande parte, de sua resposta aos desafios do gerenciamento.

O Problema

A cultura do Terceiro Setor no Brasil é forte em voluntarismo e fraca no aspecto profissional. Nos centros religiosos, prevalece o espírito da caridade, como é próprio que o seja. Pouco se aproveita, contudo, da competência presente entre os membros do culto. Nas organizações populares, predomina a cultura política, herdeira de outros tempos. É o campo da militância, com seus altos e baixos. Nas associações de moradores, as lideranças locais se sacrificam, dando gratuitamente de si e do seu tempo, quase sempre carente de meios. Entre universitários, a dedicação aos temas de pesquisa e de ensino permanece distante do espírito empreendedor que dialoga com as demandas da sociedade ao redor. Resulta que o imenso esforço acumulado pelas boas intenções produz resultados muito aquém do que seria possível e desejável. Resulta, ainda, um acúmulo de frustrações. Cresce a expectativa em relação ao Terceiro Setor, multiplicam-se as oportunidades, mas a resposta não corresponde. A despeito da expansão do setor, grande parte das entidades sofre uma crise de recursos.

Novas Tendências

As novas oportunidades exigem clareza gerencial. A empresa que se interessa pelo financiamento de um projeto traz consigo a sua cultura. Pensa a ação como um "produto". O Ministério ou a Secretaria que propõe parcerias lida com números, próprios à escala das políticas públicas. Os beneficiários cobram das organizações como se fossem empresas prestadoras de serviços. Responder a esses desafios exige muito mais que uma boa contabilidade. Implica definir bem a sua missão. Estabelecer metas. Escolher os melhores meios. Baixar custos. Difundir o que faz junto ao público alvo. Animar o espírito voluntário. Avaliar o desempenho. Planejar para além do dia de amanhã. Exige, enfim, uma transformação das instituições - enriquecer a caridade, a militância e a criatividade com as metodologias desenvolvidas pelos meios empresariais. Mesmo quem trabalha na religião, na política, na educação, na arte ou na pesquisa, deve hoje enfrentar os desafios gerenciais da comunicação eficaz.

São cerca de 250 mil organizações que se movem no Terceiro Setor no Brasil, a maioria delas carente de capacitação gerencial. É um belo mercado para os capacitadores. As escolas de administração, como a FGV, o SENAI, o SESI, o SEC e o SENAC, os programas de formação profissional do Ministério do Trabalho, as empresas de consultoria empresarial, e as próprias OSCs começam a responder a esta demanda. As agências da cooperação internacional passam a exigir clareza na gestão dos projetos. O tema cresce. Quando tomar fôlego, o que deve ocorrer em breve, assistiremos a uma fantástica expansão do valor e da competência do Terceiro Setor no Brasil.

Links Gestão

No Brasil

1. CEATS/FEA-SP - Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor. Espaço institucional constituído para canalizar e desenvolver estudos e ações para o terceiro setor.
E-mail: ceats@edu.usp.br

2. PLACE CONSULTORIA - Reorganização e administração de empresas de pequeno e médio porte, bem como de entidades assistenciais. Implantação de normas ISO 9000, procedimentos e instrumentos de avaliação de resultados, processos de informatização e divulgação pela Internet, elaboração de projetos de filantropia. http://members.tripod.com/~place_consultoria

3. EMPRESÁRIO ON-LINE - Informações sobre FGTS, Investimentos, Juros, Câmbio, Impostos, Licitações, Construção, Agropecuária, Feriados, Moeda Nacional. Traz ainda a Agenda Fiscal e a Revista do Empresário. http://www.empresario.com.br

4. PROCOM - Rio de Janeiro - Contém toda a legislação de defesa do consumidor relativa aos serviços oferecidos por Agências de Viagem, Cartão de Crédito, Guia do Turista, Hotéis, Serviços, Consórcios, Previdência Privada, Juros, Ensino, Saúde (plano e seguro). http://www.ibase.org.br/~proconrj/

5. CD - GRAF ON LINE - Jurisprudência; legislação; advogados. Oferece serviço gratuito e comunitário de divulgação e propaganda de micro-empresas via Internet.
http://www.cd-graf.com.br

6. SEBRAE - Oferece produtos e serviços para quem deseja abrir uma empresa e desenvolver o seu negócio. Perfis sócio-econômicos dos fluminenses. Cursos sobre como iniciar o seu próprio negócio e outras informações relevantes. Cursos e programas para incrementar a qualidade, a produtividade e a tecnologia das empresas.
http://www.sebraesat.com.br/

7. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS / EBAP - Escola Brasileira de Administração Pública - Cursos de Mestrado e Doutorado. Oferece consultorias nas áreas de gerência, planejamento, gestão estratégica, comportamento organizacional.
http://www.fgv.br/ebap/consult/MAIN.HTM

8. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV/RJ) - Vários sites contendo informações sobre os cursos, bancos de dados, conferências, consultorias e demais serviços oferecidos pela instituição. Vários direcionados para a gestão e a administração de pequenos negócios.
http://www.fgv.br

9. QUALIDADE TOTAL - Informações sobre o conceito de qualidade; certificações; ISO; ISO 9000; planejamento de qualidade e afins.

http://www.qualidade.com

 

No Exterior

10. ACCOUNTS FOR THE PUBLIC INTEREST - Rede nacional de contabilistas que disponibilizam voluntariamente tempo e expertise para ajudar organizações sem fins lucrativos, pequenos negócios e pessoas que não podem pagar pelos serviços de natureza contábil.
http://www.accountingnet.com/asso/api/index/html

11. Actions Without Borders - Diretório de recursos à disposição das organizações de voluntariado e sem fins lucrativos em todo o mundo. Inclui, também, recursos específicos para gestores dessas organizações e links para novos sites sobre o assunto.
http://www.idealist.org/

12. Support Centers of America - Fundada em 1971, a Support Centers of America (SCA) é a maior e a mais experiente provedora de suporte e serviços em gerência para organizações sem fins lucrativos. O apoio financeiro de empresas, fundações e pessoas físicas permite à SCA oferecer excelente consultoria em gerenciamento, treinamento e informação acessível à todas as organizações sem fins lucrativos. Constituindo uma rede nacional composta de afiliados locais, a SCA trabalha em comunidade em todo os EUA para incrementar a produtividade e a eficácia das organizações sem fins lucrativos.
http://www.igc.apc.org/sca