O QUE É FRANCHISING

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising, o Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.

A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.

Como tudo começou?

Há quem diga que o Franchising surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Mas, no século XIX, nos Estados Unidos, a Singer Sewing Machine Company já concedia o direito de comercialização de seus produtos a comerciantes independentes. Depois, já no século XX, a General Motors e a Coca-Cola passaram a adotar o Franchising. A finalidade da primeira era expandir sua rede de distribuidores e, da segunda, o engarrafamento de seus produtos.

A "explosão" do Franchising só veio mesmo a partir dos anos 50, quando milhares de ex-combatentes que voltaram para os Estados Unidos realizaram o sonho de abrir seus próprios negócios. O fato histórico considerado responsável pelo crescimento do sistema foi o surgimento do McDonald's em 1954, hoje o maior franqueador do mundo.

 

 

 

Nome:

Rosimeire Ayres

Disciplina:

Criação e Desenvolvimento de Novas Empresas

Curso:

Administração

Ano:

 

FRANCHISING

Livro base : Longenecker, Moore, Petty. Adm. De Pequenas empresas. Makron- Pág 106 à 133

Recomenda-se a leitura do livro base para esclarecimento de detalhes.

Franchising é um sistema de marketing em que uma parte conduz os negócios como proprietário individual, de acordo com os métodos e termos especificados por outra parte.

O Sistema Franchising é uma alternativa na qual maximizam-se as oportunidades de divulgação da marca, distribuição de produtos e troca de experiências, contribuindo na profissionalização e na conscientização de franqueadores e franqueados na atividade me questão.

Categorias de Franquias :

Franchising de Marcas e Produtos ou serviços

é uma relação de franquia cedendo o direito de uso de seu produto ou marca amplamente conhecidos. Ex.: postos de serviços de gasolina e

 

os engarrafadores de refrigerantes

 

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O relacionamento entre franqueado e franqueador basicamente resumem-se a fazer pedidos de compra dos produtos e a entrega desses produtos. Não existe controle sobre as operações do franqueado.

Riscos para o franqueador é a responsabilidade perante o consumidor perante o código de defesa do consumidor

Franchising de Negócio Formatado.

 

O franqueado contém um sistema de marketing e orientação permanente do franqueador. Ex. Pontos de vendas de Fast-food e negócios de serviços. O franqueador treina o franqueado e equipe para que venham a prestar serviços ao consumidor. Cria normas e procedimentos a serem seguidos, todo o Know-how é passado para o franqueado

O piggyback franchising

refere-se à operação de franquia de varejo dentro das instalações de uma loja anfitriã. Ex. Uma franquia de Cookies funcionando dentro do Arby´s Fast-Food; ou uma franquia de telefones para automóveis dentro de uma revendedora de automóveis.

Vantagens : a loja anfitriã acrescenta uma nova linha de produtos e o franqueado obtém uma localização perto dos clientes.

Tipos de Sistema de Franchising

Franqueador --------------Franqueado

Sistema A .............................Produtor /Criador .................................Atacadista (ex. Refrigerantes)

Sistema B .............................Atacadista .......................................Supermercados Lojas de produtos gerais

Sistema C............................. Produtor/Criador ..................................Varejista

.............Ex.Revendedores ..................de ..................Automóveis

Revendedores de Gasolina

Os Prós e Contras de um Franchising

(+)Treinamento formalizado

(+)Inicial

(+)Reciclagem

(+)Assistência Financeira

(+)Métodos de Marketing comprovados

(+)Assistência Gerencial

(+)Tempo de início dos negócios mais rápidos

(+)Índices gerais de fracassos mais baixos

(-)Taxas de franquia

(-)Royalties

(-)Restrições sobre o crescimento

(-)Menos independência nas Operações

(-)Franqueador pode ser o único fornecedor de alguns fornecedores

(-)Cláusulas de término / renovação.

Benefícios para um Empresário se tornar um franqueador.

  • Exigências reduzidas de capital. Se a empresa fosse sua os custos seriam maiores.
  • Maior motivação gerencial. Incentivo de lucro
  • Rapidez da Expansão, entradas em vários mercados

Desvantagens Associadas a um Franchising

  • Redução do Controle
  • Compartilhar os lucros devido aos Royalties.
  • Aumento do suporte operacional , serviços contábeis e jurídicos específicos.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

  1. O que torna a franquia diferente de outras formas de negócios? Seja específico.
  2. Qual a diferença entre a franquia da marca registrada e a franquia do formato do negócio?
  3. Explique os três tipos de sistema de franquia. Qual é o mais usado?
  4. Discuta as vantagens e desvantagens de fazer uma franquia, do ponto de vista do franqueado e franqueador potenciais?
  5. Qual é a vantagem para um franqueador em desenvolver um protótipo?

FRANCHISING X NEGÓCIO INDEPENDENTE

 

Comprando uma Franchise

Iniciando um Negócio

Marca Comercial

Direito ao uso comercial e logotipo, tornando o negócio diferenciado de outros, os clientes se identificam com a marca, nunca com o proprietário

Necessita estabelecer e firmar um nome próprio. Os clientes conhecem o proprietário e não a marca.

Produto

Terá aceitação pública, com grandes benefícios se a rede possuir boa reputação

Necessita de tempo para fortalecer o produto ou serviço, para aceitação pública.

Treinamento

Apoio p/ profissional absorção de novas tecnologias

O negócio é baseado no perfil do proprietário. A Administração dependerá da capacidade individual

Negócio completo

Na Franchise o negócio nasce completo

Começa pequeno e requer tempo para desenvolver, necessitando de suporte externo

Publicidade e Promoção

Anúncios nacionais patrocinados pelo franqueador, promoções locais com apoio e suporte

O proprietário patrocina integralmente e o material depende de criação e produção

Suprimento

O franqueador especifica o material, fornecedores e repasse de descontos por volume comprados

Livre para escolha do material

Localização

O franqueador seleciona e indica a localização mais adequada

Livre escolha

Resolução de Problemas

O franqueador prestará apoio preventivo

Dependerá da equipe interna ou contratação externa

Propriedade

Tem limitações, o franqueador terá preferência de compra

Total liberdade

 


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